A falta de materiais e de profissionais é o principal problema do Hospital de Base, conforme pré-relatório do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF). A entidade fez uma visita à unidade para verificar o andamento das reformas do centro cirúrgico e avaliar os materiais, equipamentos e profissionais do hospital. As informações são do Jornal de Brasília.
De acordo com o pré-relatório, ainda há deficit de material, como macas em salas cirúrgicas. Alguns equipamentos foram adquiridos para melhorar a estrutura, mas ainda não há confirmação de que estão sendo utilizados. E há falta de profissionais principalmente nas áreas de neurocirurgia, clínica geral, ortopedia e anestesiologia. “Enquanto isso, os pacientes esperam na fila”, conclui a assessoria do CRM-DF.
A Secretaria da Saúde confirma que há deficit de profissionais na rede, mas alega que esse problema é global. A pasta diz que mais concursos na área estão sendo realizados, contando com um acréscimo de mais de 800 servidores. De acordo com o subsecretário da Secretária de Atenção a Saúde, Roberto Bittencourt, há uma tentativa de forjar um “caos artificial” na área da saúde pública.
Fonte: Blog do Honorato