O deputado Patrício (foto), ex-presidente da Câmara Legislativa, poderá ficar fora do governo. Embora já se tivesse conversado — e muito — sobre sua ida para uma secretaria, a negociação pode dar em nada. Existe aí um dedinho da direção do PT. A pasta politicamente mais indicada para Patrício é a do Desenvolvimento Social. Está, porém, na órbita da deputada Arlete Sampaio, líder do Governo na Câmara Legislativa, e entregá-la a Patrício mexeria em toda a engenharia política interna do partido.
Desenvolvimento Social não sai do tabuleiro
Nos últimos contatos entre Patrício e o governador Agnelo Queiroz voltou-se a mencionar o ingresso do distrital no Executivo. Embora seja do conhecimento de Patrício que até a direção nacional do PT mobilizou-se numa tentativa de manter os espaços de Arlete, a Secretaria de Desenvolvimento Social não foi excluída do jogo.
Alternativa mais que duvidosa
Uma alternativa para Patrício, hoje, seria a Secretaria de Governo. O atual secretário Gustavo Ponce de Leon pertence ao grupo político do antecessor Paulo Tadeu, que por sua vez é aliado de Patrício. Só faria sentido a ida do deputado para lá, entretanto, caso voltasse a centralizar a articulação política do Buriti. Não há sinais de que isso interesse ao governador, antes muito pelo contrário.
Tempo na Câmara
Embora obviamente tenha interesse em uma definição, Patrício já avisou ao governador que ainda há muito a ser feito na Câmara. Sua presença é importante.
Fonte: Do alto da torre