Após queixas de passageiros, filas e atrasos nesta segunda-feira (23), primeiro dia útil de operação do Expresso DF de Santa Maria e Gama com destino à W3 Sul, o DFTrans anunciou que vai colocar 16 ônibus a mais na linha a partir desta terça-feira (24). O novo trajeto foi criado com o intuito de diminuir o tempo de viagem das regiões ao Plano Piloto.
A nova linha começou a operar no sábado (21). Nesta segunda, passageiros fizeram um protesto contra o novo modelo. Segundo os usuários, aumentou o tempo de espera pelo ônibus e as filas nas estações de embarque. Na confusão, o vidro de um veículo foi quebrado.
O DFTrans anuniciou também duas viagens a mais saindo do Gama e três a partir de Santa Maria. Os últimos coletivos direto das duas regiões à W3, no horário de pico da manhã, sairão às 8h15 e não às 7h45. Em Santa Maria, o horário de início foi antecipado de 5h30 para 5h10. O horário de funcionamento da linha a partir do Park Way também foi alterado. O sistema vai operar entre 8h30 e 15h45.
O primeiro dia útil de operação das linhas foi marcado por reclamação. Funcionários do DFTrans auxiliaram os passageiros na plataforma. Houve fila também para recarregar os cartões do BRT. Os ônibus deste modelo têm passagem livre pela faixa exclusiva.
O diretor do DFTrans, Marco Antônio de Jesus, diz reconhecer que houve problema no primeiro dia com maior movimento e que equipes vão monitorar a circulação dos carros até o fim da primeira semana de operação.
“Realmente hoje em alguns horários teve uma sobrecarga até mais cedo. Acho que é pela novidade do serviço, alguns usuários ficaram preocupados de não conseguir completar o seu deslocamento, mas esse reajuste [16 ônibus a mais] a gente vai fazer a semana toda para adequar a necessidade dos usuários. A partir de amanhã [terça] nós teremos alguns ajustes da tabela horária, diminuindo a frequência entre uma viagem e outra.”
Segundo o DFTrans, as novas linhas devem diminuir o tempo das viagens que partem de Santa Maria em 17 minutos e das viagens que partem do Gama em 18 minutos.
Fonte: G1