Projeto perto quase fechado

Elaborado em maio deste ano, o projeto de lei que pretende estabelecer eleições diretas para os cargos de administradores regionais das 31 regiões administrativas do Distrito Federal será finalizado e encaminhado para apreciação da Câmara Legislativa (CLDF) ainda neste ano. Este é o prazo estipulado pelo Governo do Distrito Federal, autor da proposta. Atualmente, a escolha de quem irá administrar regiões é feita por meio de indicação, sem participação popular.

Na última etapa, uma consulta pública virtual ficou durante 30 dias no ar – entre 16 de maio e 14 de junho – para que a população pudesse sugerir alterações no texto. “O intuito era tornar o processo mais democrático e em consonância com os anseios dos moradores do DF, o governo abriu esse espaço para que a população pudesse fazer suas contribuições em relação ao texto”, informou a Casa Civil em nota.

Segundo o governo, mais de 1.330 pessoas acessaram a ferramenta no período, contribuindo com quase 500 sugestões de alteração na Lei. Uma pesquisa de aprovação ao projeto também foi realizada pelo governo. “Os números revelaram que pelo menos 85% dos usuários aprovaram o projeto em questão, sendo que 50% disseram ser fortemente favoráveis”, informou.

Agora, uma comissão técnica está encarregada de analisar todas as propostas sugeridas para verificar o que poderá ser incorporado no texto final que será encaminhado à CLDF ainda neste semestre. “Isso será feito no sentido de aprimorar o projeto de lei que será enviado à Câmara Legislativa ainda neste semestre”, concluiu a nota.
A previsão do governo é implantar o projeto até o fim do mandato do governador Rodrigo Rollemberg, em 2018. Na última sexta-feira (16), o governo criou a Secretaria das Cidades, quando Marcos Dantas tomou posse como secretário do setor que será responsável pela coordenação e supervisão das 31 administrações regionais, que agora são vinculadas à pasta.
Da redação do Alô

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here