GDF reconstrói pontes na Fercal para garantir segurança e mobilidade

Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Da redação

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu a reconstrução de duas pontes essenciais para a população da Fercal, enquanto uma terceira está em fase inicial de obras. As estruturas foram comprometidas pelas fortes chuvas que atingiram a região, danificando bases, vias de acesso e fundações. A força-tarefa envolve diversos órgãos, como a Administração Regional da Fercal, GDF Presente, Novacap, Seagri-DF e DER, além de contar com a participação de reeducandos da Funap.

As pontes liberadas conectam a Comunidade Bananal ao Morro do Sansão, em Sobradinho II, e o setor ao restante da região. Entre os serviços realizados, destaca-se o enrocamento de pedras, técnica que protege as estruturas contra a erosão, e o reforço das bases com material doado pelo DER. “São pontes usadas diariamente por produtores rurais, ônibus escolares e trabalhadores, e essa intervenção garante mais segurança e funcionalidade para todos”, destacou o administrador regional interino da Fercal, Allan Souza.

Na Comunidade Boa Vista, uma terceira ponte está sendo reconstruída. A estrutura original, feita pelos moradores com pneus, será substituída por galerias de concreto armado, que oferecerão maior resistência e uma pista com 7 metros de largura. “Essa região é muito afetada pelas chuvas devido ao seu perfil geográfico. Agora, teremos uma solução definitiva que trará segurança e durabilidade”, explicou Ronaldo Alves, coordenador do Polo Norte do GDF Presente.

Moradores da Fercal destacam a importância das obras para o dia a dia. “A base da ponte estava comprometida, nem o caminhão de lixo passava mais. Agora está muito melhor e mais segura”, afirmou Tiago da Silva, morador do Bananal. Já o aposentado Jackson José de Oliveira, da Comunidade Boa Vista, comemorou: “Essa reconstrução é uma vitória para nós, principalmente para quem fica isolado sem a ponte”.