
Da redação
Governador do DF foi empossado como titular da cadeira nº 24 em cerimônia no Palácio do Buriti
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, tomou posse como membro titular da cadeira nº 24 da Academia Brasiliense de Direito, na última terça-feira (22), durante cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Buriti. A solenidade reuniu autoridades jurídicas, familiares e amigos, como o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Com 31 anos de carreira na advocacia, Ibaneis é um dos fundadores da entidade, que busca reunir juristas para debater temas relevantes do Direito. A cadeira agora ocupada por ele tem como patrono o jurista Saulo Ramos, ex-ministro da Justiça.
“É uma honra enorme receber esse convite. Tenho orgulho da minha carreira jurídica e acredito que, quando estiver mais afastado da política, poderei contribuir ainda mais com a Academia”, afirmou Ibaneis. Ele também destacou sua intenção de retornar à advocacia, que considera sua vocação.
Durante o discurso, o governador reforçou os avanços na política de advocacia dativa no DF, implementada em 2022, e adiantou planos para ampliar o projeto. “Estamos estudando formas de incluir casos de pessoas condenadas que precisam de reavaliação judicial”, disse.
A Academia Brasiliense de Direito foi instalada em dezembro de 2024 e conta com 40 cadeiras. Seu presidente, Manoel Jorge e Silva Neto, afirmou que a presença de Ibaneis “engrandece a instituição”. Já Paulo Gonet elogiou a trajetória do governador, que “superou desafios desde a infância e se tornou exemplo de sucesso”.
Ibaneis é formado pelo UniCeub e tem pós-graduações em Direito do Trabalho e Processo Civil. Atualmente, cursa mestrado em Gestão e Políticas Públicas em Portugal.