Goiás amplia frotas municipais com entrega de R$ 108 milhões em veículos e equipamentos

Foto: Junior Guimarães e André Saddi

Por Rebeca Luisy

O governador Daniel Vilela entregou, nesta quinta‑feira (25/6), mais de 170 veículos, bicicletas elétricas, cadeiras de rodas e equipamentos de saúde destinados a 156 municípios goianos, investimento de R$ 108 milhões do Tesouro Estadual que integra a terceira etapa do Programa Goiás do Crescimento e do Empreendedorismo. A cerimônia, realizada em Goiânia, marcou nova fase do programa, que busca suprir demandas operacionais das prefeituras e fortalecer a prestação de serviços públicos em todo o estado.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Relações Institucionais (Serint) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a iniciativa atende às áreas de saúde, mobilidade e desenvolvimento econômico. Foram entregues mais de 100 veículos pela Serint — entre carros, caminhonetes, tratores, caminhões, motocicletas e micro‑ônibus — e, pela SES, mais de 70 veículos, incluindo ambulâncias, além de 700 bicicletas elétricas, 212 cadeiras de rodas e sete aparelhos de ultrassonografia.

O governador destacou a importância dos equipamentos para viabilizar serviços essenciais nas cidades. “Muitas vezes as pessoas olham para um carro ou um equipamento e imaginam que ele tem pouca relevância, mas é justamente ele que permite que muitos serviços públicos aconteçam”, afirmou, ressaltando a aposta da gestão em um modelo municipalista de parceria com as prefeituras, que inclui também entregas como casas a custo zero, pavimentação urbana e maquinário.

Lideranças municipais saudaram a entrega como demonstração de efetividade administrativa. Para o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, a atual gestão tem transformado convênios em ações concretas: “Hoje o prefeito sai com a chave do carro, com o documento, com a obra e com a ação”, afirmou. O secretário de Relações Institucionais, Armando Vergílio, observou que cada convênio representa obras e serviços que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Desde sua criação, em dezembro de 2025, o Programa Goiás do Crescimento e do Empreendedorismo já contabilizou mais de 350 convênios quitados ou em andamento e ultrapassou R$ 300 milhões em investimentos aos municípios. A terceira etapa, agora concluída com a entrega de R$ 108 milhões em bens e equipamentos, dá sequência às ações iniciadas nas etapas anteriores, que contemplaram, entre outros itens, ambulâncias, caminhões basculantes e diferentes tipos de veículos para atender demandas regionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here