FNDE lança novo sistema de monitoramento para fortalecer a educação básica no Brasil

Foto: Divulgação

Com foco na eficiência da gestão pública e no enfrentamento das desigualdades educacionais, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lança oficialmente nesta sexta-feira, 11 de abril, o Sistema de Monitoramento, Avaliação e Validação (SIMAV). O evento acontece das 9h às 17h, na sede do FNDE em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube da autarquia .

Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o FNDE é responsável pela execução de grande parte dos projetos educacionais que garantem a educação básica no país. O SIMAV surge como uma ferramenta estratégica para elevar a qualidade da gestão desses programas, fortalecendo o uso de dados e evidências na formulação de políticas públicas.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destaca que o sistema representa um passo importante para tornar as ações da autarquia mais eficazes e justas. “O SIMAV-FNDE foi desenvolvido para aprimorar os processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de programas educacionais. O sistema contribuirá para a melhoria da qualidade do gasto público, tornando mais eficazes as ações do FNDE em benefício da educação brasileira”, afirma.

Fernanda também reforça o compromisso com a equidade no acesso à educação. “Em um país de profundas desigualdades, a nossa política pública precisa ser pensada em quem mais precisa. Reconhecer que quem mais precisa talvez não esteja conseguindo executar os recursos é o primeiro passo para uma gestão mais justa. O nosso foco são os meninos lá na ponta, os jovens que estão na educação básica”, pontua.

Entre os principais recursos do novo sistema estão os Relatórios de Execução e os Boletins de Síntese, que trarão diagnósticos precisos e atualizados sobre a implementação dos programas educacionais, permitindo um acompanhamento mais eficiente dos investimentos e resultados.

O evento de lançamento, intitulado “FNDE em Evidência: Inovação em Dados, Monitoramento e Avaliação para uma Educação de Excelência”, conta com a participação de especialistas do IBGE, Fundação João Pinheiro, USP e do próprio FNDE. Os coordenadores do SIMAV, David Lustosa e Fernanda Reis, apresentarão as funcionalidades da ferramenta e os próximos passos para sua ampliação.

A programação também inclui palestras com os professores Dr. Alexandre Leichsenring, que discutirá os desafios da execução financeira dos programas PNAE, PNATE e PDDE, e Dr. Paulo de Martino Januzzi (ENCE/UFG), que lançará seu livro “Políticas Públicas, valores e evidências em tempo de inteligência artificial”.

Com o SIMAV, o FNDE dá um passo decisivo para fortalecer a gestão educacional em todo o país, mirando o que mais importa: a garantia de uma educação pública de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros.

Fonte: Agência GOV