Projeto leva cursos e apoio a mães de crianças com deficiência em Samambaia

Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Da redação

*Iniciativa da Secretaria da Mulher oferece acolhimento, capacitação e inclusão até sábado na região administrativa do DF *

A quarta edição do projeto “Mães mais que Especiais” está sendo realizada nesta semana em Samambaia, no Distrito Federal, com foco em mães e cuidadoras de crianças com deficiência ou neurodivergência. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Mulher em parceria com o Instituto Cultural Social do DF, oferece cursos profissionalizantes, serviços de saúde, assistência jurídica, atividades culturais e de lazer até o sábado (12), no Centro Urbano Samambaia Sul.

A proposta busca promover inclusão, autonomia financeira e autoestima, além de orientar sobre os mecanismos de enfrentamento à violência doméstica. “Essa é uma rede de apoio fundamental para mulheres que acumulam tantas responsabilidades”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.

A coordenadora-geral do projeto, Sol Montes, destaca o impacto social da iniciativa. “Enquanto cuidamos das crianças, as mães recebem atendimento ou fazem os cursos. Muitas chegam retraídas e saem empoderadas”, relata.

Entre as capacitações oferecidas estão cursos de trancista, alongamento de cílios e fotografia. O objetivo é abrir novas oportunidades de geração de renda para esse público, historicamente marginalizado das políticas públicas.

Soleni Paes Landim, mãe de uma criança com autismo, compartilhou a experiência de participar do projeto. “Aqui, minha filha é acolhida e eu também posso cuidar de mim”, disse.

O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h nos dias úteis, e das 8h às 13h no sábado. O projeto já passou por Ceilândia, Santa Maria e Planaltina. As próximas edições estão previstas para São Sebastião (9 a 14 de junho) e Sol Nascente/Pôr do Sol.