
Da redação
Prova classificatória para o Mundial movimenta a capital federal neste fim de semana com largada no Pontão do Lago Sul
Após uma década fora do circuito, Brasília volta a sediar uma etapa do Circuito Itaú BBA IRONMAN 70.3 no próximo sábado, 13 de abril. A capital federal será palco de uma das principais provas do triatlo mundial, com a participação de 1.600 atletas, entre profissionais e amadores, vindos de 18 países e três continentes. A largada e a chegada acontecerão no Pontão do Lago Sul, que também abrigará a IRONMAN Village.
A prova, que é classificatória para o Campeonato Mundial de IRONMAN 70.3 — programado para novembro, em Marbella, na Espanha — contará com 70 vagas para atletas amadores e quatro vagas para profissionais, além de premiação total de 15 mil dólares. Participantes do Brasil estarão lado a lado com competidores de países como Alemanha, França, EUA, Canadá, Singapura e Turquia, além de representantes de outros 16 países. Só Brasília terá 200 triatletas inscritos.
O percurso inclui 1,9 km de natação no Lago Paranoá, 90 km de ciclismo por pontos emblemáticos como a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional e a Ponte JK, e 21,1 km de corrida na Península dos Ministros, proporcionando aos atletas uma experiência única na capital federal.
A programação começa na quinta-feira, 10, com a abertura da IRONMAN Village, espaço dedicado a produtos esportivos, serviços e interação com o público. No sábado, além da entrega dos kits e da coletiva com atletas profissionais, haverá a corrida Itaú BBA IRONKIDS Brasil, para crianças de 2 a 12 anos, a partir das 8h.
O evento é organizado pela Unlimited Sports e conta com patrocínio do Itaú BBA, apoio do Governo do Distrito Federal e de diversas marcas. A expectativa é movimentar o turismo e o comércio local, com grande presença de público e visitantes na região do Lago Sul ao longo de todo o fim de semana.