Daniel Vilela lidera intenção de votos para governo de Goiás com ampla vantagem, aponta pesquisa.

Foto: Divulgação

Da redação

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) lidera a corrida eleitoral para o governo de Goiás, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (8). Com 39,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada, Vilela confirma-se como principal nome do grupo governista, especialmente diante da expectativa de que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) deixará o cargo em abril de 2026 para disputar a Presidência da República.

Na segunda posição aparece o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que recebe 24,4% das intenções de voto, ficando 14,9 pontos percentuais atrás do vice-governador. Em seguida, figuram a deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 12,9%, o senador Wilder Morais (PL), com 9,2%, e o vereador Telêmaco Brandão (Novo), que registra 1,1%. A pesquisa espontânea confirma a vantagem de Daniel, que aparece com 9,2%, em igualdade com o nome do governador Caiado, que não pode concorrer à reeleição.

O índice de rejeição revela um panorama eleitoral desfavorável ao ex-governador Marconi Perillo, o mais rejeitado entre os pré-candidatos, com 39,2%. Adriana Accorsi tem 24,4% de rejeição, seguida por Wilder Morais (13%) e Daniel Vilela, que registra 10,3%. O vereador Telêmaco Brandão apresenta 9,7%. O levantamento ainda aponta que 16,4% dos entrevistados preferiram não manifestar opinião sobre os nomes apresentados.

Além da disputa pelo governo, a pesquisa também analisou cenários para a eleição ao Senado. A primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil) lidera as intenções de voto estimuladas, com 36,1%, seguida pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL), com 21,1%, e o senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 19,7%. Outros nomes destacados foram Major Vitor Hugo (PL) e Gustavo Mendanha (PSD), dentre outros mencionados.

Realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro, a pesquisa ouviu 1.510 eleitores em 73 municípios goianos. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, conferindo confiabilidade aos dados apresentados sobre a corrida eleitoral estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here