Da redação
Ações intensivas de fiscalização resultaram em prisões, recuperação de veículos roubados e mais segurança nas vias do Distrito Federal
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) encerrou a Operação Boas Festas 2024, realizada entre 28 de novembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, com um balanço expressivo de ações voltadas à segurança no trânsito durante as festas de fim de ano. Ao longo de 40 dias, foram realizadas 4.565 abordagens, que incluíram 3.830 testes de etilômetro, resultando em 511 flagrantes de alcoolemia.
Além disso, a operação registrou 292 autuações por condução sem habilitação, 271 por CNH vencida e 293 por escapamentos alterados, além de outras 1.030 infrações diversas. Durante a fiscalização, 428 veículos foram removidos, dois carros roubados ou furtados foram recuperados, e 15 prisões em flagrante foram efetuadas, sendo 12 delas por direção sob efeito de álcool com teor configurado como crime.
Ações intensivas de fiscalização
Ao todo, o Detran-DF realizou 1.300 ações de fiscalização, incluindo 80 blitzes, 370 patrulhamentos ostensivos e 850 pontos de demonstração. As operações ocorreram em todas as regiões administrativas do DF, durante o dia e a noite, com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Foco no combate à direção sob efeito de álcool
A Operação Boas Festas teve como principal objetivo prevenir sinistros causados por condutores alcoolizados, uma das principais causas de acidentes fatais. “Este período festivo é crítico devido ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas, e nosso trabalho foi intensificado para garantir a segurança da população nas vias”, destacou o Detran-DF.
As ações contribuíram para reforçar a conscientização sobre os riscos da direção perigosa e para retirar condutores irregulares das ruas, reduzindo os índices de sinistros e promovendo maior segurança no trânsito do Distrito Federal.