Da redação
Na segunda-feira (20), o Detran-DF realizou o primeiro transporte de coração de 2025, marcando mais um importante capítulo na parceria com a Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (CET-DF). O órgão foi trazido de Belo Horizonte (MG) pela Força Aérea Brasileira (FAB) até Brasília e, em seguida, levado ao *Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), no Hospital das Forças Armadas (HFA), por meio da *Unidade de Operação Aérea do Detran-DF (Uopa).
A missão foi conduzida pela tripulação do helicóptero *Sentinela, composta pelo comandante Sérgio Dolghi, o copiloto Rafael Sena e o operador aerotático Guilherme Goulart. Desde o início da parceria em 2015, o Sentinela já transportou *78 corações, garantindo agilidade e aumentando as chances de sucesso nos transplantes realizados no Distrito Federal.
“Cada transporte é muito mais do que uma operação. É uma demonstração do trabalho dedicado de equipes que unem esforços para salvar vidas”, destacou o comandante Dolghi. A rapidez no deslocamento é essencial para o sucesso desses procedimentos, que dependem de tempo reduzido para preservar o órgão.
A parceria entre o Detran-DF e a CET-DF reforça a importância de ações integradas para salvar vidas, representando uma verdadeira esperança para pacientes à espera de uma nova chance de vida.