Estudantes do DF terão contato direto com o Judiciário em novo programa educativo

Foto: André Amendoeira/SEEDF

Da redação

Iniciativa da Secretaria de Educação e TJDFT busca aproximar jovens da realidade da Justiça por meio de visitas e atividades práticas

Em uma parceria inédita, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) lançaram, nesta sexta-feira (11), o programa “Conhecendo a Justiça do DF”, que pretende levar estudantes da rede pública a uma imersão no universo jurídico.

A proposta, firmada por meio de termo de cooperação, foi apresentada durante cerimônia no auditório do TJDFT, com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, do presidente do tribunal, desembargador Waldir Leôncio Júnior, além de magistrados, professores e alunos da Escola Classe 102 Norte.

O programa será executado em duas frentes: “A Escola vai à Justiça”, com visitas ao tribunal e simulações de audiências, e “A Justiça vai à Escola”, com palestras e encontros com profissionais do Judiciário. A ideia é tornar o sistema de Justiça mais compreensível e acessível para os jovens.

“A escola precisa sair dos muros e ampliar a formação cidadã dos nossos alunos”, afirmou Hélvia. Já o presidente do TJDFT destacou que a iniciativa tem caráter formativo e interativo, aproximando os estudantes da prática jurídica e da cidadania.

As visitas acontecerão entre os dias 22 e 28 de abril, com limite de até 70 participantes por escola. O TJDFT oferecerá transporte, lanche e material pedagógico aos participantes.

Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do programa.