
Da redação
Frota renovada e plataforma digital fazem parte do plano de modernização do transporte público
O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, em cerimônia no Eixão Sul, as primeiras 50 unidades de um total de 444 ônibus zero-quilômetro adquiridos junto à Viação Pioneira. Além da entrega, foi lançado o aplicativo DF no Ponto, ferramenta gratuita que oferece informações em tempo real sobre o transporte coletivo, como rotas, horários e localização dos veículos.
Os novos ônibus, modelo Torino Euro 6, são equipados com elevadores para acessibilidade, câmeras de segurança, GPS, portas com acionamento elétrico e tecnologia antiesmagamento. Segundo o governador Ibaneis Rocha, a meta é renovar 100% da frota até o fim do mandato. “Hoje, quase não se fala mais de problemas com mobilidade no DF. É resultado de um trabalho sério de renovação e investimento”, afirmou.
A Viação Pioneira, operadora da Bacia 2, atende cerca de 350 mil usuários em regiões como Gama, Santa Maria, São Sebastião, Itapoã e Paranoá. Do total anunciado, 207 veículos serão entregues ainda em 2025 e outros 237 em 2026. A ação inclui a substituição antecipada de 419 coletivos e a ampliação da frota com 25 novos ônibus.
O investimento na modernização não implicará aumento na tarifa de transporte. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o sistema de tarifa técnica utilizado pelo GDF mantém os valores congelados desde janeiro de 2020, assegurando equilíbrio financeiro sem onerar o usuário.
O novo aplicativo DF no Ponto, desenvolvido em parceria com a TCB, já está disponível para Android e iOS e pode ser acessado pelo site dfnoponto.com.br. A plataforma reúne dez funcionalidades, entre elas planejador de rotas e monitoramento de ônibus em tempo real. A população é convidada a testar a ferramenta e contribuir com sugestões para melhorias contínuas.