
Da redação
Isenção de impostos para veículos híbridos e elétricos está entre as medidas adotadas pelo governo
O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, destacou os incentivos do GDF ao setor automotivo e ao uso de energia limpa durante a reinauguração da concessionária Nara Mitsubishi, no SIA, na noite desta quinta-feira (6). Representando o governador Ibaneis Rocha, ele ressaltou a importância da arrecadação de impostos, da geração de empregos e da crescente adoção de veículos sustentáveis.
“Nós estamos vivendo uma grande revolução no DF. Nossa frota de veículos particulares é uma das mais modernas do Brasil. O setor automotivo movimenta a economia e gera arrecadação. Por isso, a política do governo Ibaneis Rocha incentiva a energia limpa e o avanço tecnológico no setor, garantindo benefícios ambientais e econômicos”, afirmou o secretário.
Entre as ações do GDF para fortalecer o setor, destaca-se a isenção do IPVA para veículos elétricos e híbridos adquiridos por venda direta, modalidade em que a nota fiscal é emitida pela montadora ou importadora de outra unidade da Federação. A medida, prevista na Lei nº 7.591/2024, beneficia consumidores que antes estavam impedidos de acessar o benefício.
Além disso, o governo sancionou leis que ampliam a isenção de impostos para *pessoas com síndrome de Down, autismo e deficiência física, visual ou mental severa. Agora, esses grupos podem solicitar isenção do *ICMS na compra de veículos novos de até R$ 140 mil.
O GDF também reduziu a alíquota do IPVA em 0,5% e, durante a pandemia, apoiou o setor ao manter concessionárias abertas e prorrogar o pagamento do imposto até 2022. Com essas medidas, o governo reafirma seu compromisso com a modernização da frota e a sustentabilidade no transporte.