
Da redação
Parceria entre governo estadual, município e equipe de transição promove expansão de leitos e eficiência na gestão hospitalar.
O Gabinete de Crise da Saúde de Goiânia, coordenado pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES), alcançou um marco significativo ao zerar a fila de espera por leitos de UTI na capital em apenas 30 dias. O resultado foi apresentado ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) nesta quinta-feira (26/12).
Ao longo do período, 1.944 pacientes foram internados em leitos de enfermaria e UTI, graças a esforços que incluíram a criação de 20 novos leitos de UTI e a reativação de outros 47 no Hospital Ruy Azeredo, além da abertura de 16 leitos no Hospital das Clínicas da UFG. No Hospital Estadual de Águas Lindas, foram inaugurados 40 leitos de UTI e 55 de enfermaria, permitindo que a maioria das solicitações fosse atendida em menos de 24 horas.
Expansão e reforço de transporte sanitário
Outro fator determinante foi a ampliação do transporte sanitário, com o aumento de ambulâncias brancas de seis para 11 na capital, e o reforço do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que agora opera com 14 ambulâncias e prevê chegar a 17. Todos os veículos estão em plenas condições de operação, garantindo agilidade no atendimento.
Eficiência e cooperação
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, destacou o papel da gestão integrada entre esferas estadual e municipal. “Esses resultados demonstram como a gestão diária e contínua dos recursos, aliada à organização e cooperação, otimiza o uso de leitos, insumos e demais recursos”, afirmou. Ele também ressaltou o comprometimento dos profissionais de saúde e o impacto positivo para a população, estabelecendo um novo padrão de eficiência na saúde pública de Goiânia.
A ação reflete o comprometimento do governo em atender às necessidades da população e marca um avanço significativo na qualidade do atendimento hospitalar na capital goiana.