
Da redação
Estado se destaca com mais de 700 serviços online e iniciativas inovadoras que ampliam o acesso e melhoram a gestão pública
Goiás conquistou a primeira colocação nacional na oferta de serviços públicos digitais, segundo ranking divulgado em 13 de maio pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento avaliou todos os estados brasileiros com base em 35 critérios distribuídos entre capacidade digital, regulamentação e número de serviços oferecidos online.
O reconhecimento é resultado direto da política estadual de transformação digital, que já soma mais de 700 serviços públicos totalmente digitalizados. O estado também foi premiado este ano pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) como o mais digital do Brasil.
“O fato de sermos líderes em serviços digitais no Brasil mostra o quanto priorizamos a inovação como ferramenta de cidadania”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. Segundo ele, o próximo passo é o fortalecimento da inteligência artificial no serviço público, com a criação da Política Estadual de Fomento à Inovação em IA, aprovada em primeira votação pela Assembleia Legislativa.
A digitalização também avança nas administrações municipais. Com o programa “Prefeitura sem Papel” e a Rede Estadual de Transformação Digital, o governo já apoia 114 cidades na modernização de seus processos administrativos.
Outro destaque é o Hub Goiás, iniciativa em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), que estimula a digitalização de pequenas e médias empresas locais.
Em abril, a Superintendência de Sistemas e Inovação (SSI) da Secretaria-Geral de Governo recebeu a certificação ISO 9001:2015, que reconhece a excelência na gestão digital e de contratos. A certificação tem validade até 2028.