
Da redação
Claque Cultural 2025 reunirá mais de 900 artistas em sete cidades goianas, com apresentações também na Bahia
O Governo de Goiás lançou, nesta segunda-feira (14), em Goiânia, a terceira edição do Claque Cultural — considerada a maior maratona de espetáculos do país. Com um investimento de R$ 23 milhões, o projeto passará por sete municípios goianos entre agosto de 2024 e março de 2026, oferecendo mais de 1.200 apresentações gratuitas.
“Não há nada parecido no Brasil. Esta é a maior maratona cultural do país. Estamos resgatando as raízes culturais do nosso povo”, declarou o governador Ronaldo Caiado durante o lançamento do edital. A iniciativa, realizada em parceria com o Sesc Goiás, terá atividades em Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Morrinhos, Alto Paraíso, Jussara e Jataí.
A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, ressaltou o viés inclusivo da ação. “Aqui em Goiás, a cultura também tem uma função social, valorizando os artistas locais e fortalecendo a produção cultural no interior do estado”, afirmou.
A edição de 2025 traz como destaque a criação do Polo de Circulação Nacional, que levará espetáculos goianos para unidades do Sesc na Bahia. As inscrições para participação estão abertas até 14 de maio no site simplificacultura.sescgo.com.br.
Criado em 2021 com o objetivo de apoiar artistas impactados pela pandemia, o projeto já beneficiou mais de 30 mil pessoas em Goiânia e envolveu cerca de 3 mil artistas na edição anterior. “Foi uma resposta rápida à necessidade de retomar os eventos culturais e impulsionar a economia criativa”, explicou César Moura, secretário da Retomada.
O Claque Cultural abrange diversas formas de expressão artística — como música, literatura, artes visuais, circo e cinema — além de fomentar a economia local com a contratação de infraestrutura e serviços.