Goiás Social forma mais de 80 idosos em curso de inclusão digital

Foto: André Bianchi

Da redação

Programa Cidadão Tech 60+ promove autonomia e conecta participantes ao mundo digital

O programa Cidadão Tech 60+, iniciativa do Goiás Social, realizou nesta quarta-feira (5) a cerimônia de formatura da sua segunda turma. O evento, ocorrido no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, contou com a presença de 83 idosos, que receberam seus certificados e celebraram a conclusão do curso.

Todos os formandos ganharam aparelhos celulares doados pela Receita Federal, como parte do compromisso de inclusão digital do projeto.

Criado pelo Governo de Goiás, o programa é desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds-GO). O objetivo é reduzir a exclusão digital entre os idosos, promovendo autonomia, inclusão e cidadania por meio do acesso às ferramentas tecnológicas.

Em 2024, o curso capacitou 301 idosos nos municípios de Catalão, Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Senador Canedo. A formação abordou alfabetização digital, serviços online e aplicações práticas de tecnologia, permitindo que os participantes utilizassem as ferramentas digitais de forma segura e eficiente.

“O Cidadão Tech 60+ é uma ferramenta de transformação social. Ao levar conhecimento digital aos idosos, estamos promovendo autonomia e inclusão. Cada formando é um exemplo de que nunca é tarde para aprender e se conectar com o mundo digital”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

A iniciativa integra as ações do Goiás Social, que busca reduzir barreiras impostas pela vulnerabilidade social, ampliando o acesso dos idosos aos serviços públicos e novas oportunidades.