Governo de Goiás anuncia promoção de 650 bombeiros e reforça valorização da corporação

Foto: André Saddi e Walter Folador

Da redação

Cerimônia também homenageou 419 personalidades com a Medalha Dom Pedro II durante celebração do Dia Nacional do Bombeiro

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (8), a promoção de 650 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), contemplando 121 oficiais e 529 praças. A medida representa 21% do efetivo atual da corporação e reforça o compromisso do governo estadual com a valorização dos bombeiros.

A solenidade foi realizada em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho, e contou ainda com a entrega da Medalha Dom Pedro II, a mais alta condecoração da corporação. Ao todo, 419 pessoas foram homenageadas, entre elas o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis.

“O trabalho do Corpo de Bombeiros tem sido um orgulho. É uma corporação que, a cada dia, mostra sua capacidade de interagir com a população em quaisquer momentos”, destacou Caiado. O governador também ressaltou os avanços na estrutura de atendimento e o preparo da corporação para enfrentar catástrofes em todas as regiões do estado.

Segundo o comandante-geral, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, a atual gestão promoveu 2.345 bombeiros nos últimos três anos. “É a materialização do reconhecimento ao trabalho sério e comprometido realizado diariamente”, afirmou.

A corporação atua em diversas frentes, como combate a incêndios, resgates, atendimento pré-hospitalar, ações de defesa civil e programas educativos, consolidando-se como referência em segurança e proteção da vida.