Projeto Conviva promove cultura de paz em escola de Brasília

Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

Da redação

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, em Brasília, está desenvolvendo o projeto Conviva, com o objetivo de promover uma cultura de paz e combater o bullying entre os estudantes. A iniciativa foca na formação humana por meio de atividades interdisciplinares que estimulam empatia, respeito e cidadania.

A proposta foi criada pela equipe gestora da escola e substitui punições por ações educativas e contínuas. A cada bimestre, os professores trabalham, de forma integrada, temas como direitos humanos, comunicação não-violenta e cooperação, promovendo reflexões e mudanças de comportamento.

Uma das atividades que se destacaram foi a oficina com a especialista Lua Barros, que conduziu dinâmicas sobre comunicação não-violenta. Nelas, os alunos vivenciaram experiências práticas sobre cooperação, como a brincadeira em que só conseguiam comer uma bala ajudando uns aos outros.

O projeto faz parte de uma rede de ações coordenadas pela Secretaria de Educação do DF, com apoio de outras pastas do GDF e órgãos do sistema de justiça. Essas iniciativas visam à promoção da saúde mental e ao bem-estar nas escolas públicas da região.

Através do Conviva, o ambiente escolar se torna mais acolhedor, estimulando o protagonismo dos alunos e o diálogo como ferramentas de transformação social e prevenção à violência.