
A adesão de Goiás à Política Nacional de Alfabetização norteia a proposição n° 7516/21, que é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, e foi aprovada em primeira votação pelos deputados na sessão ordinária desta quinta-feira, 22.
Segundo Peixoto, a medida tem como objetivo não só erradicar o analfabetismo absoluto, mas também o chamado analfabetismo funcional. Para isso, ele propõe adotar métodos de aprendizagem que estimulem a leitura como via de ampliação do conhecimento.
Fica disposto que “o Estado de Goiás adotará os princípios, os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização, a fim de implementar programas e ações voltados à promoção da alfabetização baseada em evidências científicas, conforme prevê o Decreto Federal n° 9.765, de 11 de abril de 2019”.
Dispõe-se ainda que o Estado “criará condições para estimular os hábitos de leitura e escrita e a apreciação literária por meio de ações que os integrem à prática cotidiana das famílias, das escolas, das bibliotecas e de outras instituições educacionais, de modo a fomentar a educação literária”.
O projeto precisa agora passar por uma segunda fase de discussão e votação. Se aprovado nesse novo turno, segue para a sanção do Executivo estadual.
Fonte: Alego