A Equatorial Goiás alcançou 67,9% no Índice de Satisfação na Qualidade Percebida (ISQP) 2023, da Pesquisa Abradee, realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. O desempenho da distribuidora evoluiu 16,7% em relação ao ano passado, quando foi medido 58,2% de satisfação. Com esse resultado, a companhia apresentou a quarta maior evolução entre todas as distribuidoras do Brasil, a maior da Região Centro-Oeste.
O ISQP é levantado desde 1990 pela Abradee entre o público de varejo, baixa tensão, urbano e residencial. Neste ano, a Equatorial Goiás apresentou evolução em todos os tópicos que compõem o índice: 21,2% de melhora no quesito fornecimento de energia, 18,7% em imagem, 15,5% em conta de luz, 13,2% em atendimento ao consumidor e 15,4% em informação e comunicação. Esta evolução foi percebida pelo cliente em apenas quatro meses de gestão, uma vez que o resultado é referente a 962 entrevistas realizadas entre fevereiro e abril deste ano, em 53 municípios.
Para o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, esse resultado traz muita satisfação à empresa e é reflexo do trabalho intenso que o Grupo Equatorial tem desenvolvido nesses sete meses de trabalho no Estado. “A opinião dos nossos clientes é de suma importância para a definição de ações de melhoria na qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população. Os números mostram que estamos no caminho certo, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, comenta.
Trabalho contínuo
A Equatorial Goiás está reforçando as ações com foco no cliente goiano, levando atendimento cada vez mais próximo e disponibilizando ainda mais canais de comunicação com a empresa, como a Clara, assistente virtual por WhatsApp que chegou ao Estado em março. Estima-se que somente 3% dos clientes que solicitam serviços na Clara precisam procurar outros canais para o atendimento. Esse modelo de gestão tem garantido mais assertividade, além de um atendimento ágil para todos os clientes. Como resultado deste trabalho, no primeiro semestre, a Equatorial Goiás conseguiu reduzir em 34,4% o número de reclamações na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Goiana de Regulação (AGR), em comparação ao mesmo período do ano passado.
A companhia reforça que atua fortemente em ações que contribuam para o desenvolvimento do Estado, conduzindo investimentos maciços com o objetivo de evoluir na qualidade e confiabilidade do serviço prestado e que, dessa forma, garantirão a satisfação dos clientes goianos, beneficiando a sociedade em geral.
Somente no primeiro semestre, a Equatorial entregou três grandes obras para Goiás, que somaram investimentos de aproximadamente R$ 175 milhões: a Subestação Aparecida mais uma Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT); a linha Goianésia – Barro Alto; e a Subestação Riviera – Parque Atheneu, em Goiânia. Já neste início de segundo semestre a distribuidora ainda entregou a reconstrução da Subestação Anápolis Universitário e a ampliação e melhorias nas Subestações Daia e Jundiaí, além do anúncio da nova linha Pireneus-Daia, prevista para novembro, obras que somam uma injeção de R$ 130 milhões no sistema elétrico de Anápolis.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².