Na manhã desta segunda-feira (30/10), a Adasa recebeu 30 estudantes do curso de Gestão Ambiental da UnDF. Além de promover maior integração entre a academia e instituições governamentais, a visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes experiências práticas relevantes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas futuras carreiras profissionais.
O coordenador do programa Adasa na Escola, Miguel Sartori, recebeu os alunos na entrada da Agência, momento em que contou histórias e explicou toda a programação prevista para o dia.
“É sempre muito legal receber estudantes de cursos que têm relação com as áreas finalísticas da ADASA, como o curso de gestão ambiental. Os alunos já chegam com uma bagagem de conhecimento que nos permite aprofundar nas questões e nas palestras”, compartilhou Sartori.
No decorrer da visita, especialistas da Adasa explicaram a função e o papel da Agência, destacando as diferentes áreas de atuação e fornecendo um panorama do trabalho realizado. Palestraram na ocasião, o superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira da Adasa (SEF), Cássio Cossenzo; o assessor da Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS), Silvo Gois; a assessora da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), Vandete Maldaner; o coordenador de regulação e outorga da Superintendência de Drenagem Urbana, Jeferson da Costa; o coordenador de fiscalização da Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE) Adauto Ribeiro; e o assessor do Ouvidor, César Augusto Campos.
“Quando os novos gestores ambientais assumirem um cargo público ou privado, que comunga da mesma temática da Adasa, eles já terão o conhecimento sobre a Agência e onde buscar as informações necessárias para tomarem as melhores decisões nas suas atuações profissionais. Onde buscar as autorizações necessárias e as normas que precisam ser observadas na sua situação profissional. Isso, com certeza, é o maior ganho desta ação”, acrescenta Satori.
A visita dos estudantes da UnDF à Adasa permitiu aos alunos conhecerem a rotina da Agência para, posteriormente, discutir essas observações em um contexto acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades críticas, reflexivas e de resolução de problemas entre os alunos.
Fonte: Adasa-DF