Embora os volumes úteis dos mananciais estejam dentro do previsto e considerando que o Distrito Federal se encontra no início do período chuvoso, com perspectiva que haja um aumento de volume útil ao longo dos próximos meses, é importante que todas as instituições, órgãos de governo, setores produtivos e sobretudo a população mantenham postura cuidadosa com relação ao uso da água.
As curvas de referência publicadas pela Adasa são estabelecidas em articulação com o Grupo de Acompanhamento, constituído pela Caesb, Emater, SEAGRI, SEMA, UnB e o Comitê de Bacia Hidrográfica – CBH Paranaíba-DF. O objetivo do instrumento de apoio à gestão dos recursos hídricos é otimizar a operação dos reservatórios e garantir o suprimento necessário para o abastecimento humano durante a estiagem e, ao mesmo tempo, preservar parte relevante do volume útil para facilitar a recuperação plena dos reservatórios durante o próximo ciclo de chuvas.
Os registros diários dos reservatórios do Descoberto e Santa Maria podem ser consultados pela população no Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH), disponível no site da Adasa.