Mês de conscientização sobre Esclerose Múltipla será celebrado nesta quarta-feira (30)

Celebração do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla e do Agosto Laranja será realizada em sessão Solene da CLDF nesta quarta-feira (30), a partir das 19h. A Frente Parlamentar de Doenças Raras é a idealizadora do evento que será presidido pelo deputado Eduardo Pedrosa (União) e transmitido pela TV Câmara Distrital (canal 9.3), YouTube e e-democracia.

“O evento tem por objetivo celebrar uma data de extrema importância para os pacientes e familiares de Esclerose Múltipla (EM), por reforçar a importância do diagnóstico e divulgar os desafios do dia a dia. Já o Agosto Laranja é o mês dedicado à  disseminação de informações sobre a EM e, ao mesmo tempo, inspirar a solidariedade e o apoio para todos que vivem com ela”, explica o deputado.

Eduardo Pedrosa observa que a esclerose múltipla é uma doença que acomete geralmente jovens, e de modo especial mulheres de 20 a 40 anos. A doença pode se manifestar por diversos sintomas, como fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.

Já o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla foi instituído por intermédio da Lei nº 11.303/2006, que foi fruto da mobilização da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) para dar mais visibilidade à doença e seus impactos na vida das pessoas.

“Quanto mais cedo o tratamento, maior a chance de modificar o curso natural da doença a longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, lesões e sequelas neurológicas. Por ser uma doença sem cura, o diagnóstico precoce é importante para melhorar a qualidade de vida do paciente”, complementa o deputado. 

Foram convidados para a sessão médicos neurologistas, como a Drª. Fernanda Ferraz, referência na área do tratamento de Doenças Raras; além dos médicos Dr. Ronaldo Maciel, Dr. Rodrigo Ferreira e Dr. Nicolas Philippe, referências no tratamento de Esclerose Múltipla e doenças raras. Também, estará presente na Mesa um representante da Secretaria de Saúde do DF.

Fonte: CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here