André do Premium propõe criação de “Sala do Afeto” para acolher pessoas com autismo em Goiás

Foto: Divulgação

Da redação

Projeto visa oferecer espaços adaptados para atender autistas em locais de grande circulação, como shoppings e estádios

O deputado André do Premium (Avante) apresentou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 23905/24, que propõe a criação da “Sala do Afeto” em locais de grande circulação no estado, como shopping centers, hipermercados, ginásios poliesportivos, estádios e rodoviárias. A iniciativa busca oferecer suporte a pessoas com autismo e seus acompanhantes durante momentos de crise de ansiedade e agitação.

De acordo com a proposta, os espaços deverão seguir o protocolo de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), metodologia que identifica as diferentes necessidades das pessoas autistas, promovendo acolhimento e integração social. O objetivo é tornar esses ambientes mais acessíveis e inclusivos, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

Acolhimento inclusivo

“Os autistas frequentemente enfrentam dificuldades em ambientes com estímulos excessivos, como shoppings e estádios, o que pode desencadear crises. A ‘Sala do Afeto’ será um espaço adequado para atender essas necessidades específicas, promovendo bem-estar e inclusão social”, afirmou André do Premium.

O projeto também teve a proposta nº 4418/24, do deputado Gustavo Sebba (PSDB), apensada devido à similaridade de tema. Ambas estão em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Impacto social

A “Sala do Afeto” busca oferecer um ambiente de tranquilidade e acolhimento em locais movimentados, atendendo crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta reflete o compromisso com a inclusão e acessibilidade, especialmente em espaços públicos e comerciais do estado de Goiás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here