Da Redação
Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizou uma audiência Pública com o intuito de discutir a castração e microchipagem gratuitas para pets no DF.
Esta discussão teve como objetivo evitar, ou ao menos controlar, os maus tratos ao mesmo tempo que estimula uma guarda responsável de cães e gatos.
Graças a está audiência, será realizada uma nova discussão para a criação do “Programa Guardião Responsável” para tutores e protetores de pets.
O programa foi uma proposta elaborada pelo vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT).
A proposta define além do direito a castração e a microchipagem gratuitas, a obtenção do Certificado de Adoção de Cão ou Gato.
Mas o mais importante do projeto pode ser considerado a criação de um cadastro unificado com todos os animais disponíveis para a adoção na Capital junto a um segundo com os dados dos tutores e protetores de animais
O deputado Ricardo defende que. “A centralização das informações é importante para a efetividade da política pública, pois os dados obtidos permitirão o monitoramento e a avaliação do Programa Guardião Responsável”.