Funcionários do SLU transformam pneus descartados em arte e utilidade

Foto: Divulgação

Da redação

Projeto reutiliza pneus em bancos, mesas, vasos e minibibliotecas, contribuindo para a sustentabilidade e o bem-estar social.

Criatividade e reutilização

Funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal estão transformando pneus descartados de forma inadequada em peças artísticas e objetos úteis, como bancos, mesas, vasos de flores e até minibibliotecas. A iniciativa começou no final de 2023, liderada pelo gari Cristiano Freire, que viu nos pneus abandonados uma oportunidade de criar algo inovador. “Eu me sinto muito bem fazendo isso. Comecei com objetos mais simples, fui evoluindo, e hoje já faço carrinhos e minibibliotecas”, conta Cristiano.

Colaboração e impacto local

O projeto ganhou força com o apoio do gerente do Distrito de Limpeza de Planaltina, Miguel Vieira, e do gari Rodrigo de Souza. Juntos, eles recolhem pneus abandonados nas ruas, transformam-nos em objetos e devolvem à comunidade. “Reutilizamos os pneus e devolvemos aos nossos servidores e à população em beleza”, destaca Miguel Vieira, reforçando o impacto positivo da iniciativa no bem-estar social e ambiental.

De Cara Nova

Os objetos criados não beneficiam apenas Planaltina. Durante a entrega de mais um ponto do projeto De Cara Nova no Riacho Fundo II, na última segunda-feira (23), peças como mesas e bancos feitos de pneus foram incluídas na revitalização do espaço. A mesma ação foi realizada em agosto deste ano na região de Águas Emendadas, onde as criações foram usadas para decorar e melhorar áreas públicas.

Sustentabilidade e conscientização

Além de evitar os danos ambientais e sociais causados pelo descarte inadequado, como o acúmulo de água e o aumento da proliferação de mosquitos transmissores da dengue, o projeto do SLU inspira ações de reutilização e sustentabilidade. A criatividade dos colaboradores transforma um problema ambiental em soluções práticas e artísticas para a comunidade.