GDF instala câmeras semafóricas para melhorar trânsito e segurança no DF

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Da redação

Tecnologia moderna promete maior fluidez e segurança em importantes vias da capital

O Governo do Distrito Federal (GDF) instalou quarenta câmeras semafóricas em rodovias do Distrito Federal, visando aumentar a fluidez e a segurança no trânsito. A tecnologia está presente em cruzamentos do Pistão Norte e do Pistão Sul, em Taguatinga, e na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), monitorando em tempo real o fluxo de veículos.

O investimento de mais de R$ 17 milhões, proveniente da Fonte 237 (recursos de multas), foi destinado à aquisição dos aparelhos, modernização, manutenção e controle do sistema de monitoramento. Consideradas inteligentes, as câmeras semafóricas fazem a leitura da quantidade de veículos e regulam automaticamente o tempo de abertura e fechamento dos semáforos, proporcionando maior fluidez ao trânsito sem a necessidade de intervenção manual.

Além de ajustar os semáforos, as câmeras observam a velocidade, o tempo de percurso, a saturação da via e o tipo de veículo presente na área de detecção, classificando-os como carros, caminhões, motocicletas e pedestres. As câmeras foram acopladas a novos semáforos, que possuem funcionalidades modernas como nobreaks, garantindo o funcionamento durante quedas de energia.

Do total, 29 câmeras estão no Pistão Sul e Pistão Norte e 11 na Epia. Até o final do ano, mais 60 câmeras serão instaladas em cruzamentos na Estrada Parque Dom Bosco (DF-025), na Estrada Parque das Nações (DF-004) e na BR-020, no Viaduto Padre Jonas Vettoracci, em Sobradinho. O sistema semafórico do DER contará com 100 câmeras ao todo, ampliando o controle e a segurança no trânsito.

Darione Oliveira, diretor de Tráfego do DER, explicou que os aparelhos foram instalados em locais com grande fluxo de veículos, como em frente ao Taguatinga Shopping e próximo à Feira dos Importados. Ele esclareceu que as imagens captadas não geram multas aos condutores, mas servem para controlar a fluidez do trânsito. “Estão ali para abrir e fechar o semáforo, conforme a quantidade de veículos que passam na rodovia”, afirmou Oliveira.

O monitoramento é realizado online pela central do DER, com a instalação, gestão e manutenção dos aparelhos feita por uma empresa terceirizada, cujo contrato vai até dezembro de 2025. “A empresa contratada gera relatórios a todo momento. Se houver algum problema, somos comunicados e conseguimos fazer alterações na central”, complementou Oliveira.

Motoristas e pedestres têm elogiado a iniciativa. Ícaro Barbosa, motorista de aplicativo, destacou a importância da fluidez no trânsito: “Isso para nós que somos motoristas de aplicativo é ótimo, qualquer minuto é dinheiro”. O analista João Vitor dos Santos, frequentador do Pistão Sul e Norte, valorizou a segurança e agilidade proporcionadas pelas câmeras. A estudante Juliana Vitória Cruz, por sua vez, acredita que o monitoramento trará mais segurança para os pedestres: “Acho que vai melhorar nossa segurança e será bom para o pessoal que passa por aqui todo dia”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here