
Em detrimento dos eventos do dia oito de janeiro (08/01), foi aberta a pauta de discussão em relação a remuneração dos agentes de segurança do estado, lembrando que o último reajuste salarial deles foi em 2019.
O trabalho dos profissionais de garantir a segurança acaba por fazer com que os próprios coloquem suas vidas em risco, por isso são remunerados de acordo com esses riscos. O reajuste salarial proposto é assinado por Celina Leão, governadora em exercício do Distrito Federal, é de 18%, referente aos polícias Militar e Civil e ao Corpo de Bombeiros.
Celina também falou sobre o projeto para trocar o plano de saúde dos policiais militares pelo Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal, pois o atual plano de saúde da PM é ineficiente e não os atende corretamente, mesmo sendo tão oneroso. A ideia é que o novo plano dê um melhor tratamento para a PM, assim como os policiais civis, possam escolher qualquer hospital.
É dever das forças de segurança tornar o DF mais seguro, e é dever do GDF garantir a esses agentes boas condições de trabalho e de saúde. Para que continuem a servir e assegurar nosso bem-estar, o governo busca os remunerar da forma mais justa possível assim como garantir seus direitos como trabalhadores.