Da redação
Ibaneis Rocha aponta perda de R$ 12 bilhões caso proposta de mudança no fundo seja aprovada.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), criticou duramente os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Reginaldo Veras (PV-DF) durante discurso no Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal (Copev-DF), nesta sexta-feira (22). O motivo das críticas foi o posicionamento contrário dos parlamentares à manutenção da atual fórmula de cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
“Aqueles que querem o mal, como nós vimos agora, votaram contra a manutenção do FCDF”, declarou Ibaneis, em tom enfático, referindo-se aos deputados. Ele destacou que o relatório aprovado anteriormente atendeu aos interesses do DF e lamentou a postura contrária de membros do próprio partido.
De acordo com a Secretaria de Economia do DF, a eventual mudança na fórmula do fundo implicaria uma perda de R$ 12 bilhões para o Distrito Federal nos próximos 15 anos. O governador reafirmou sua confiança nos aliados e sinalizou que a vice-governadora Celina Leão (PP) deve ser sua sucessora em 2026.
“O ano de 2026 será fundamental para reafirmar nossa postura e levar adiante o trabalho iniciado”, completou. A manutenção do fundo é vista como essencial para o equilíbrio das contas do DF.