Da redação
Evento reúne profissionais de saúde de Goiás e do DF para fortalecer a rede de suporte às mães na Região Metropolitana.
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SEDF Goiás), em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), realiza nesta terça-feira (27/8) o 1º Seminário sobre Amamentação para os municípios do Entorno do DF. O evento, que faz parte da campanha Agosto Dourado, será realizado no Auditório José Irineu Cabral, na Embrapa, em Brasília, das 9h às 16h. A iniciativa visa debater e fortalecer a rede de apoio às mães na Região Metropolitana do Distrito Federal.
Carol Fleury, secretária do Entorno do Distrito Federal, destacou a importância da amamentação como fonte exclusiva de nutrição para os bebês até os seis meses de idade, mas ressaltou que o processo não deve ser romantizado. “O leite materno é fundamental, tanto que até os seis meses de idade, a criança só precisa do leite de tão completo que ele é. Mas a gente sabe que não podemos romantizar a amamentação; conhecemos as dificuldades que muitas vezes as mães enfrentam”, afirmou Carol.
O seminário é uma oportunidade para capacitar os profissionais da saúde de Goiás e do Distrito Federal, visando oferecer um atendimento mais acolhedor e eficiente às mães. “O que a gente quer é fazer essa rede de ajuda, essa rede de suporte, preparando nossos profissionais para que, desde o pré-natal até depois do parto, eles acolham as mães com todo o cuidado necessário”, explicou a secretária.
Durante o evento, serão abordadas as principais dificuldades enfrentadas pelas mães no processo de amamentação e discutidas estratégias para fortalecer a rede de bancos de leite humano na região. O objetivo é garantir que todas as mães tenham acesso ao suporte necessário para amamentar com dignidade e segurança, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos bebês.
A participação de profissionais de saúde de todos os municípios que compõem a Região Metropolitana do Entorno reforça a importância de um trabalho conjunto e coordenado. O seminário busca não apenas conscientizar sobre os benefícios do leite materno, mas também criar uma rede de apoio que permita às mães superarem os desafios da amamentação, fortalecendo assim a saúde das futuras gerações.