Da Redação
Nesta segunda-feira, dia 13 de março, o Secretário de Estado de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, participou de uma coletiva de imprensa onde revelou suas intenções e propostas em seu cargo
Ele demonstrou que em sua visão a cidade de Brasília tem um gigantesco potencial que ele pretende explorar para colocá-la no mapa como uma das maiores cidades turísticas do Brasil. Cristiano abriu o evento ressaltando o desconhecimento das capacidades de Brasília, revelando dados como: a existência de mais de 30 mil leitos de hotéis disponíveis e 15 (mil) parte hotéis, a presença de 2 incríveis centros de convenções e o fato de termos o terceiro maior aeroporto do país, com voos diretos para todas as capitais.
Em uma de suas falas ele disse: “Estamos no centro do país, com uma segurança invejável“, ressaltando a discrepante diferença entre cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo.
Cristiano revelou que acredita no imenso potencial de Brasília para o turismo, podendo se tornar uma das maiores capitais do turismo do Brasil.
Segundo ele existe uma enorme gama de potencialidades nessa cidade como: o religioso devido às inúmeras igreja, catedrais e o potencial em eventos náuticos no lago Paranoá. Outra grande oportunidade está nas áreas de shows, jogos de futebol, na recepção de jogos de vôlei e basquete internacionais. “O turismo é uma área muito transversal, ele se comunica com todos os segmentos da sociedade” fala de Cristiano.
Ele reforça que seu plano como secretário de turismo segue com muito empenho para não ocorrer como com seus antecessores que investem muito sem ter um bom retorno. Devido a isso ele vem conversando com parlamentares e reforçando o valor que os eventos para a sociedade e demonstrando que se bem-feitos geram muitos lucros.
Assim em resposta a uma das perguntas, Cristiano diz que está tentando, juntamente as companhias aéreas, arquitetar uma redução no preço das passagens, em decorrência deste fato. Ele aponta que um de seus objetivos é tornar Brasília a porta o anfitrião dos turistas, direcionando-os para os entornos, assim complementando seus roteiros de viagens e engrandecendo as tais regiões.
Buscando somar esforços com a secretaria de cultura, as secretarias construíram uma proposta para o aniversário de Brasília, 21 de abril, que está se aproximando.
A ideia é fechar desde o memorial JK até a Funarte, o eixo monumental também será fechado, onde será construída uma grande passarela de samba em que as escolas locais desfilaram, os dias subsequentes contaram com shows de diversos artistas como Jorge e Matheus e Gusttavo Lima. Sexta será o dia do Rock e sábado o dia do sertanejo piseiro.
Ele apresentou os benefícios do turismo para a sociedade, principalmente na questão econômica. Ele aponta que os turistas movimentam os táxis e úberes; os bares, lanchonetes e restaurantes; os ambulantes e feirantes engrandecem toda a cadeia produtiva. “O turismo não é bom para o Cristiano Araújo, o turismo é bom para a nossa cidade” fala do secretário de turismo