Cachaça e vinho produzidos no Entorno são convite para turista no fim de semana

Victor Ferreira (Calliandra gastronomia)

Produtos exclusivos estarão na Feira #NoEntornoTem, dias 21 e 22 de outubro, no Parque da Cidade, em Brasília

Os produtos exclusivos do Entorno do Distrito Federal continuam a movimentar o quadro “Viva o Entorno”, que vai ao ar todas as sextas-feiras, na Sucesso News FM Brasília. Desta vez, cachaça e vinho foram o destaque do Programa “É Só Subindo”, que contou com a participação de Baltazar Vieira, do Alambique Vieira (Novo Gama) e de Adriana Carvalho, da Calliandra Gastronomia (Cocalzinho de Goiás). O apresentador Henrique Chaves, como sempre, mostrou entusiasmo com as opções de turismo disponíveis próximas à Brasília e confirmou que estará nos dias 21 e 22 de outubro na Feira #NoEntornoTem, no estacionamento 13, do Parque da Cidade, em Brasília.

“Gente, apareça por lá, no próximo fim de semana, que você vai ter a oportunidade de conhecer de perto ainda mais tudo que é produzido na região do Entorno do Distrito Federal. Vai ser um barato. Eu vou passar lá também”, convidou Chaves.

NoEntornoTem Cachaça

Morador de Novo Gama há 30 anos, Baltazar Vieira contou que a família sempre esteve ligada ao rural, mas que a produção de cachaça começou há menos de uma década e se tornou uma paixão que já conta com sete receitas exclusivas.

“Tem que ser apaixonado pelo processo, tem que gostar de ver a transformação do caldo da cana nesse produto aí maravilhoso. É uma alquimia, né? Você pega um produto que se estraga com poucos dias, poucas horas, e transforma em um produto que pode durar cem anos ou mais de cem anos se bem armazenado”, descreveu.

Segundo Baltazar Vieira, tem crescido o número de registros de cachaças exclusivas de Goiás, que já tem, pelo menos, 40 rótulos. “O Governo de Goiás tem hoje uma parceria com o Sebrae, com um programa de incentivo à produção, à qualificação e ao registro da cachaça. Isso é muito interessante”, complementou.

NoEntornoTem enoturismo

A mesma paixão pelo processo de produção foi dividida por Adriana Carvalho na entrevista desta sexta-feira (13). Ela descreveu o vinho do Cerrado com uma expressão bem típica: “É bom demais da conta”.

Adriana contou que trabalhava em outra área até “ser escolhida” pela produção da uva e do vinho. “Nós oferecemos o turismo rural, enogastronômico e de experiências. São atividades que se complementam”, explicou.

Adriana ainda relatou que é preciso muito estudo, troca de experiências e desenvolvimento de tecnologias para cultivar uva e produzir vinho no clima do Cerrado.
“Goiás está sendo, assim, destaque na produção aí de vinhos, vinhos finos. Assim como a cachaça, a preocupação dos produtores da região é em fazer um produto de qualidade”, afirmou.

Feira #NoEntornoTem

A secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, tem defendido a necessidade de desenvolver o potencial empreendedor e turístico da região. Para ela, esta primeira edição da Feira #NoEntornoTem vai servir para dar um “gostinho” dos produtos e atrações disponíveis.

“Aqui no Entorno existem opções excelentes para feriados e até mesmo para os fins de semana. Nós queremos que as pessoas saibam que não é preciso viajar por horas para se ter experiências únicas e inesquecíveis”, frisou Caroline Fleury.

Serviço #NoEntornoTem

O que: Feira #NoEntornoTem
Onde: estacionamento 13, Parque da Cidade, Brasília
Quando: 21 e 22 de outubro de 2023
Horário: a partir das 8h (abertura oficial, com presença de autoridades, dia 21, às 9h)
Atrações: estandes com informações sobre opções de turismo e cultura, também de produtos de artesanato e de gastronomia da região do Entorno do Distrito Federal. Haverá palco com apresentações artísticas durante os períodos da manhã e da tarde
Entrada gratuita

Comunicação Setorial Secretaria do Entorno do Distrito Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here