Governo de Goiás homenageia doadores de sangue e alerta para necessidade do ato para salvar vidas

Iniciativa faz parte das celebrações do Dia Nacional do Doador de Sangue. Durante solenidade, 25 pessoas receberam troféus em reconhecimento ao gesto solidário. Secretário Saúde, Ismael Alexandrino destaca que pandemia causou “momento extremamente difícil, delicado e de aperto em nossos hospitais” com baixa no estoque da Hemorrede

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, alertou para mais um prejuízo causado pela pandemia da Covid-19: a queda significativa no número de doação de sangue e plaquetas no Estado. “Temos passado um momento extremamente difícil, delicado e de aperto em nossos hospitais”, afirmou nesta quarta-feira (25/11), em Goiânia, durante solenidade que celebrou o Dia Nacional do Doador de Sangue. Ismael, que representou o governador Ronaldo Caiado, ressaltou ainda que a situação é agravada pelo retorno das pessoas à rotina. “Os acidentes automobilísticos estão acontecendo, as demais patologias e cirurgias estão voltando aos poucos, mas a doação ainda não voltou.”

Como forma de estimular o ato, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prestou homenagem a 25 pessoas que são doadoras de sangue e plaquetas. Elas representaram as centenas de voluntários que contribuem para a manutenção dos estoques do Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz, na capital, e das unidades regionais nos municípios de Catalão, Ceres, Formosa, Iporá, Jataí, Porangatu, Quirinópolis e Rio Verde.

Em sua fala, o secretário ressaltou que o momento também é de gratidão por aqueles que entendem a importância da atitude solidária. “Que esse Dia Nacional do Doador de Sangue seja um momento de reflexão e de um novo pulso para que possamos doar com mais frequência e convencer outras pessoas”, pediu.

O biólogo Cristiano Peres Coelho, de 42 anos, representou os homenageados na solenidade. Voluntário desde os 18 anos, ele contou que já somou neste período pelo menos 20 litros de sangue doados e que enxerga na iniciativa uma oportunidade de salvar vidas. “Um ato de amor e de carinho, mas também de empatia, ao perceber que existem pessoas que estão em uma condição necessitando daquele sangue”, disse.

Durante o evento, cada um recebeu um troféu em agradecimento ao gesto de solidariedade. Cristiano Peres agradeceu a ação do governo estadual, que, segundo ele, também serve de estímulo para que outras pessoas se tornem doadoras. “Hoje, quero fazer com que todos se sintam homenageados e abraçados por essas entidades que envolvem a rede de Hemocentros”, ressaltou.

Diretora geral do Hemocentro, Denise Goulart relatou que trabalhar no serviço de hemoterapia é um desafio diário. Segundo ela, com frequência, a Hemorrede Pública de Goiás se depara com o estoque limitado de bolsas de sangue, além da dificuldade de convencer as pessoas sobre a importância da doação. “São tantas histórias de vidas que temos conhecimento, de vidas que estão por um fio e que a transfusão de sangue é fundamental para que elas sejam continuadas”, disse.

Incentivos à doação
Para incentivar a doação de sangue, sobretudo durante a pandemia, a SES participa, com outros hemocentros do país, da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, uma ação inédita no Brasil, que tem como objetivo desenvolver parcerias para estimular e conscientizar sobre a importância desse gesto.

Em Goiás, o Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz firmou uma parceria com a empresa de transporte por aplicativo Uber, que oferece R$ 15 de desconto em corridas de ida e volta para aqueles que comparecerem à unidade para doação.

Outra iniciativa desenvolvida no Estado foi a implantação do serviço de agendamento on-line e telefônico para doação de sangue, com intuito de evitar aglomerações de pessoas nos locais de coleta. Para marcar um horário em uma das unidades da rede, o voluntário deve acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar no telefone 0800 642 0457, em Goiânia, ou nos telefones de cada unidade, disponíveis no site do Hemocentro.

Fotos: Hegon Corrêa

Legenda:
Doadores de sangue e plaquetas são homenageados pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, pela atitude de solidariedade. A ação, determinada pelo governador Ronaldo Caiado, também serviu de estímulo para que mais pessoas se tornem doadoras

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here