Crédito: Will Rosa
Com as presenças do governador, do ministro da Pesca e Agricultura e de parlamentares, a Goiás Turismo inaugurou o Circuito Goiano de Pesca Esportiva e Gigantes do Araguaia de 2024, na manhã desta segunda, 19.
A Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo) abriu, na manhã desta segunda-feira, 19, ao calendário do Circuito Goiano de Pesca Esportiva e Gigantes do Araguaia de 2024. A solenidade ocorreu às 10 horas, no Palácio das Esmeraldas, e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB); do vice-governador Daniel Vilela (MDB); do ministro da Pesca e Agricultura, André de Paula; do presidente da Comissão de Turismo do Parlamento goiano, deputado Coronel Adailton (Solidariedade). O presidente da Goiás Turismo, Fabricío Amaral, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB), o deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) e vários prefeitos e autoridades também estiveram presentes.
Idealizado em 2014 por Paulo Elthon, o Circuito Goiano de Pesca Esportiva é uma competição que reúne pescadores de vários estados brasileiros e até de países vizinhos. No ano passado, mais de 3.600 entusiastas da modalidade participaram da competição. Dividido em oito etapas, o circuito passa pelos municípios de Três Ranchos, Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão, com premiações em todas as cidades, que equivalem a mais de um milhão de reais.
O presidente da Comissão de Turismo da Alego, deputado Coronel Adailton, ressaltou que o circuito, além de incentivar a pesca esportiva, fomenta a economia das cidades sedes por intermédio do turismo. “O Estado de Goiás está à frente na pesca esportiva, com apoio do governador, da Goiás Turismo e de empresários do ramo. Nós queremos incentivar os nobres deputados para caminharmos juntos pelo fortalecimento da pesca esportiva”, declarou. Ele também reiterou que o pescador esportivo é o mais cauteloso com o meio ambiente e observou que um dos quesitos de pontuação do campeonato é relacionado à quantidade de lixo retirado dos rios e lagos.
Tolerância zero
Adailton assinalou, ainda, a Lei de Cota Zero no Estado de Goiás e parabenizou o govenador Ronaldo Caiado pela iniciativa. “Em Goiás, o peixe não anda de carro, de avião ou de cano. O peixe é pescado, filmado, fotografado e devolvido as águas. Esse campeonato também é fundamental no papel educacional, com ações que promove nas escolas municipais da cidade, ensinando para as futuras gerações sobre a importância de se preservar a natureza e de fortalecer a bacia do rio Araguaia e dos nossos lagos”, finalizou.
O governador Ronaldo Caiado elogiou a capacidade do Estado em realizar ações como essa, que visam ao equilíbrio ecológico com a prática esportiva. Em tom de brincadeira, ele pontuou que não é grande pescador, mas declarou seus esforços pela preservação ambiental. “Nosso trabalho é educativo, mas também punitivo para aqueles que desobedecerem a lei. Pesca predatória e transporte de peixe tem tolerância zero em Goiás. É para prender, a ordem é essa. Vamos fomentar a pesca esportiva em Goiás, mas com responsabilidade”.
Compromisso nacional
O ministro da Pesca e Agricultura, André de Paula, reafirmou o compromisso nacional dos entes federados e do Congresso Nacional de dar prioridade à pesca esportiva, incentivando a geração de emprego e renda por meio do turismo. “Minha presença aqui é para enfatizar a importância da modalidade para o País. A pesca esportiva é uma pesca sustentável, porque ela cuida do meio ambiente, gera renda, satisfação e vínculos afetivos. Que bom estar aqui hoje e participar do lançamento do calendário do maior circuito de pesca do País. A recriação do Ministério da Pesca e da Cultura visa a reestabelecer um diálogo para tratarmos de assuntos da piscicultura, de maneira transversal, dialogando com os Ministérios da Economia, Saúde e Planejamento”, finalizou.
Agência Assembleia de Notícias