A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) formou mais um colegiado temático para defender uma bandeira específica no Parlamento estadual. Dessa vez foi a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários e Agentes Comunitários de Combate às Endemias, instalada na manhã desta quarta-feira, 13, em solenidade comandada pelo deputado Mauro Rubem (PT), autor do requerimento para criar o grupo e que será seu coordenador.
Participaram da instalação do novo colegiado a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde), Neia Vieira; a agente comunitária e diretora da entidade, Bruna Isecke. Os parlamentares André do Premium (Avante), Bia de Lima (PT), Coronel Adailton (SD), Rosangela Rezende (Agir) e Talles Barreto (UB) participaram de maneira remota.
Além de Rubem, vão integrar a frente os deputados André do Premium, Antônio Gomide (PT), Bia de Lima, Cairo Salim (PSD), Coronel Adailton, Gustavo Sebba (PSDB), Major Araújo (PL), Rosângela Rezende e Talles Barreto.
Objetivos
Durante a instalação, Mauro Rubem destacou os objetivos da frente. Ele pontuou que a meta principal é aproximar o Poder Legislativo goiano dos agentes comunitários de modo a fortalecer os recursos orçamentários para assegurar a continuidade dos trabalhos realizados pela classe. “Um grande desafio nosso é a promoção de saúde. O combate às endemias são ações importantíssimas para a saúde da população, então precisamos fortalecer os agentes comunitários.”
O petista também elencou objetivos específicos do colegiado, como fortalecimento do setor e aumento da renda, valorizando os trabalhadores ainda mais, promover a capacitação dos profissionais de saúde, inovando nas técnicas e nos equipamentos utilizados durante as visitas domiciliares com realização de pesquisas e a promoção de eventos e debates públicos e campanhas de combate a endemias.
Na reunião, os integrantes da mesa discorreram sobre questões da área da saúde em Goiás, destacando problemas e apontando possíveis soluções. Agência Assembleia de Notícias