Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB), em parceria com a servidora Hennedy de Castro, ocorreu, nesta sexta-feira, 10, uma palestra em comemoração ao Dia das Mães. A palestra “Empoderamento materno: informação, acolhimento e decisões conscientes” foi ministrada no auditório 1, do Palácio Maguito Vilela.
A palestra teve como objetivo trazer para as mulheres a percepção sobre a capacidade de amamentarem seus filhos, para que se sintam mais confiantes e menos julgadas. Os profissionais ressaltaram a importância da ciência ao alcance da mãe, já que hoje, por meio de novas mídias e ferramentas, uma infinidade de informações, serviços e consultorias são oferecidos às mulheres para apoiar e orientar sobre a maternidade, informações que antes eram realizadas somente por interações com familiares e amigos.
Luciene Costa, odontopediatra e co-fundadora do “Mamãe Pingo”, aplicativo que traz para as mães orientações para lidar com os comportamentos infantis, dicas para potencializar o desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, pontuou que a tecnologia tem contribuído para a maternidade, mas tem que ser bem utilizada e não causar pressão social e insatisfação. “Em um mundo tão conectado, a maioria das mães pensam que a maternidade é mais difícil do que imaginam, outras se sentem pressionadas pela sociedade com os palpites que nem sempre são apropriados”, disse.
Paulo Sucasas, médico pediatra e co-fundador do “Mamãe Pingo”, falou sobre o desenvolvimento infantil, ressaltando que esse foi o primeiro tema de estudo lançado pela pediatria, mas que até hoje existe dificuldade das famílias no acompanhamento adequado do desenvolvimento da criança. Relatou que há dois anos uma sociedade internacional buscou pontos importantes no desenvolvimento e, de forma mais clara, instalou, em um aplicativo, as informações para auxiliar a mãe a monitorar o crescimento do seu filho de uma forma mais rápida e segura.
A psicóloga Naraiana Tavares palestrou sobre parentalidade positiva, enfatizando que o empoderamento materno traz o acolhimento para as mães e para os pais, de forma que faça com que eles tomem decisões conscientes e, a partir disso, melhore o desenvolvimento de seu filho. Ela disse ainda que o aplicativo “Mamãe Pingo” possui um chat com inteligência artificial, onde, a qualquer momento, a mãe poderá tirar dúvidas e terá as respostas certas baseadas em estudos científicos.Agência Assembleia de Notícias