A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou, na manhã desta quarta-feira, 22, lançamento do livro “Absenteísmo de Servidores Públicos”, de Francisco Edison Sampaio, no Salão Nobre do Palácio Maguito Vilela.
Sampaio é engenheiro do trabalho no Parlamento estadual, mestre em Ciências Ambientais e de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), onde atua como professor. Ele é doutor em Segurança e Saúde Ocupacional pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal). Além disso, em sua atuação classista, é vice-presidente da Associação Ibero-americana de Engenharia da Segurança do Trabalho.
O livro é resultado de uma pesquisa de doutorado realizado em Portugal, entre os anos de 2018 e 2022, trabalho que envolveu o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa de Goiás. De acordo com o autor, o livro aborda a compreensão do afastamento do trabalho por motivos de saúde. Foram avaliados dados, como idade, carga horária, tempo de serviço no órgão, grau de instrução e estado civil, e identificados os principais motivos que causam o afastamento.
O pesquisador observou de que forma a organização está estruturada para que os trabalhadores realizem suas atividades. “Esse livro aborda o adoecimento devido a condições de trabalho e veio para colaborar na atuação de trabalhadores da área de segurança do trabalho, como engenheiros, técnicos, enfermeiros, médicos. Creio que essa pesquisa, feita no serviço público, poderá ser aplicada em atividades laborais de iniciativa privada”, disse.Agência Assembleia de Notícias