Goiás assume vanguarda com 100% de emissão do RG Nacional

A partir do próximo dia 30, Goiás vai alcançar 100% de emissão do RG Nacional Goiás para todos os interessados. Assim, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como modelo do registro geral valerá para todas as novas carteiras de identidade emitidas.

O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado nesta segunda-feira (23/10), em solenidade no auditório Mauro Borges, do Centro Administrativo Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O RG Nacional Goiás reforça o compromisso do governo estadual com a modernização e a melhoria dos serviços de identificação.

RG Nacional

De agora em diante, todas as novas identidades emitidas em Goiás, inclusive as segundas vias, passam a ser com o novo modelo. Os cidadãos que quiserem atualizar o documento já podem agendar o atendimento nas unidades do Vapt Vupt e providenciar a troca.

O cruzamento de dados é um ponto de destaque que vai trazer ainda mais eficácia para as políticas públicas, na avaliação do governador.

O modelo já era adotado no estado desde agosto de 2022, mas somente em primeira via para pessoas que ainda não possuíam o documento. Até o momento, Goiás já emitiu 144 mil novos RGs Nacional Goiás em primeira via.

Essa medida visa simplificar e agilizar a obtenção da identificação oficial, empreendendo maior eficiência e celeridade às etapas que antecedem a emissão do RG Nacional Goiás, além de proporcionar comodidade aos cidadãos beneficiados.

Aplicativo

Outra novidade que chega é um aplicativo que, entre outras coisas, dará acesso a via simplificada do documento. Além do aplicativo oferecer a via simplificada, que vai contemplar aproximadamente 3 milhões de pessoas em Goiás, ele também traz a via digital ou virtual, conforme detalhou o Superintendente de Identificação, Delegado Webert Leonardo.

Como solicitar

Para solicitar o novo RG Nacional Goiás, é imprescindível que dados como o nome completo, nome da mãe e data de nascimento estejam iguais aos constantes na base de dados da Receita Federal. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento da Receita Federal para resolver sua situação.

É obrigatória a apresentação de certidão de nascimento para os solteiros e de casamento para as pessoas casadas, separadas ou divorciadas, desde que constem suas devidas averbações.

A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade. O documento é emitido pela Superintendência de Identificação Humana, da Polícia Civil do Estado de Goiás.

De fevereiro a setembro de 2023, o órgão emitiu 324.637 carteiras de identidade. Desse total, 144 mil são Carteiras de Identidade do novo modelo RG Nacional Goiás.

Um dado que mostra a atenção do Governo de Goiás aos menos favorecidos é que 15.670 documentos são provenientes de ações sociais.

Modelo único

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é emitida em modelo único e com validade para todo o território nacional. Ela unifica possíveis números de registro que existam em cada uma das 27 unidades da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes.

O modelo anterior tem validade até 2032, portanto, a transição pode ser feita de forma gradual e contínua. A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.

Fonte: Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here