Portal da Alego mais acessado

Em uma realidade em que as redes sociais ganham cada vez mais espaço como fonte de informação, no Parlamento goiano, o site institucional persiste como um importante elo entre o Legislativo e a sociedade. Em agosto de 2023, o Portal da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) registrou a maior quantidade de acessos da 20ª Legislatura até o momento: 257.215 visitas. 

O número representa um aumento de 48,61% em relação ao último recorde, registrado em maio. Quando comparado aos resultados do mês anterior e ao mesmo período de 2022, o crescimento foi de 95,54% e 91%, respectivamente. 

As informações são do relatório mensal fornecido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que, em parceria com a Diretoria de Comunicação, tem se dedicado para que a página seja constantemente aprimorada. É um investimento em prol da transparência com o povo goiano.

Na avaliação do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), o recorde de acessos no último mês é reflexo do interesse da sociedade. “Mais que isso, demonstra que, com seu trabalho transparente e informativo, a Comunicação da Assembleia tem alcançado um público cada vez maior. Temos um dos maiores sites institucionais do Estado, o que permite aos veículos de comunicação, jornalistas e população em geral encontrar informações sobre a atuação da Casa e o trabalho dos 41 deputados”, completa. 

Dos acessos registrados em agosto de 2023, 113.275 são de visitantes únicos, dado que indica quantos entraram no site sem contar a mesma pessoa mais de uma vez. O número supera o de julho em mais de 40 mil. 

Cada um desses usuários visitou, em média, 1,88 páginas durante aproximadamente um minuto e 23 segundos. Assim, o total de 168.329 páginas foram clicadas no período em questão.  

Caminho certo

O assessor da Diretoria de Comunicação, André Furquim, comemora os resultados do mês de agosto e frisa a importância de toda a equipe para a excelência no trabalho. “Estamos sempre vigilantes para que o nosso portal seja preenchido com as principais notícias do Parlamento. É nossa missão buscar conteúdos que atraiam cada vez mais a população, então, ver esse crescimento é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo.”

O jornalista explica que a atuação da Agência de Notícias Yocihar Maeda é baseada na cobertura em tempo real das notícias que acontecem no Parlamento goiano e, também, na produção de matérias especiais com conteúdos que permeiam a atividade legislativa. “O objetivo, no final das contas, é sempre evidenciar o trabalho parlamentar e a importância do Legislativo.”

Com 3.869 cliques, a notícia campeã em visualizações é sobre o anúncio de um novo concurso público a ser realizado na Alego. Em seguida, aparecem matérias que abordam a proposta que dá direito aos idosos de manter acompanhante em hospital e a que combate a intolerância religiosa nas escolas. Além delas, duas reportagens sobre datas especiais: Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo e Dia Mundial da Lei. 

Quando o assunto é compartilhamento das notícias, a principal plataforma, com 85% dos casos, é o Instagram. Praticamente todos os acessos (98%) vieram de dispositivos no Brasil e 27% deles estavam em Goiânia. 

A seção ‘Transparência’ responde por 83.777 acessos, sendo as subdivisões mais visitadas, nesta ordem, “Processos”, “Diários” e “Despesas com pessoal”. 

Os perfis institucionais dos parlamentares respondem por 4.194 do total de visitas. Estas áreas do site contém informações como contatos, bibliografia e links para as notícias produzidas pela assessoria de imprensa. Os deputados Amauri Ribeiro (UB), Bruno Peixoto, e Fred Rodrigues (DC) foram, em ordem decrescente, os que receberam mais cliques no oitavo mês do ano. 

Fonte: Alego

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