Segurança na Casa de Leis

Atual gestão do Parlamento goiano aprimora Polícia Legislativa com a promoção de diversos treinamentos. Destaca-se o projeto de resolução da Mesa Diretora que propiciou qualificação e aquisição de equipamentos.

Sob o comando de Edson Moura, secretário de Polícia Legislativa da Assembleia Legislativa de Goiás, a pasta ganhou nova roupagem em 2023. Por orientação do presidente, deputado Bruno Peixoto (UB), a Polícia Legislativa passou por diversos treinamentos para aperfeiçoamento do trabalho em prol do povo goiano. O destaque é para o projeto de resolução de nº 0066/23, de autoria da Mesa Diretora, que mudou as atribuições da secretaria e foi aprovado pelos parlamentares.

A nova redação priorizou o incremento de estruturas de qualificação de pessoal, aquisição de equipamentos e de treinamentos voltados para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e procedimentais, típicos de “polícia”, que instrumentalizem adequadamente seu corpo funcional para, cotidianamente, garantir a execução de suas atribuições e permitir a ampliação das atribuições propostas, principalmente nas atividades de inteligência policial, policiamento preventivo e ostensivo, de forma especializada, para situações de controle de distúrbios civis, segurança especializada das autoridades, registros e controle de acessos, a fim de manter o amplo acesso aos cidadãos, sem comprometer a segurança, a ordem e a continuidade dos trabalhos legislativos.

Atualmente, na soma de efetivos e comissionados, 118 policiais legislativos atuam na Assembleia Legislativa de Goiás. Eles se distribuem por diversos postos de trabalho, além de fazerem rondas pelos pavimentos e vigilância por videomonitoramento, atuam nas guaritas dos estacionamentos, na recepção para os pedestres, na Presidência, no plenário e em estruturas administrativas responsáveis por funções, como emissão de crachá, controle logístico, achados e perdidos, inteligência e registros de ocorrências.

Treinamento

Com o objetivo de reforçar e garantir a segurança dos parlamentares, servidores e visitantes do Legislativo em qualquer circunstância ou eventualidade, os policias passaram por treinamento, com duração de 60 dias, no ano de 2023. As aulas foram ministradas, com o objetivo de capacitar e aprimorar a função dos profissionais, para que possam responder a toda e qualquer demanda, simples ou complexa, nas dependências da Casa de Leis.

“Nós assumimos com a responsabilidade de fazer uma reestruturação da Secretaria de Polícia Legislativa. Para isso, nós, em comum acordo, submetemos 22 profissionais a um curso de formação. Foram 60 dias de treinamento policial. Foi um treinamento feito na Polícia Civil, na Polícia Militar, na Guarda Civil Metropolitana. Foi um apanhado de diversas experiências nas forças de segurança para passar para o nosso pessoal”.

Para melhorar a identificação dos agentes de segurança, foi implementando um novo traje. “Um passo importante, feito por meio de licitação, foi a aquisição do fardamento e do uniforme. Essa foi uma forma de torná-los mais visíveis tanto para os parlamentares, quanto para os servidores da Casa e também para as pessoas que visitam o nosso Poder”, pontua.

Atuação

Para continuar o trabalho de aprimoramento, os policias legislativos que não participaram do último curso devem passar por uma capacitação no primeiro semestre de 2024. “O nosso planejamento é fazer um trabalho parecido com o que foi com os profissionais de carreira. Será um curso menor, com a carga horária menor, mas a ideia é passar todos os servidores da secretaria por um treinamento, por uma capacitação, e isso será direcionado para cada demanda”, comenta Moura.  Agência Assembleia de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here