Ação do Novembro Azul atendeu a 400 homens em dois dias

Serviços itinerantes foram oferecidos na Feira do Guará e no Setor de Oficinas da cidade.

O Setor de Oficinas do Guará recebeu, nesta terça-feira (12), uma tenda de atendimento e atenção à saúde do homem. A ação, na Região de Saúde Centro-Sul, faz parte das atividades de conscientização sobre o Novembro Azul, mês destinado à prevenção e ao tratamento do câncer de próstata.

“A proposta do Novembro Azul itinerante é ação ampliada de conscientização direta e atendimento na comunidade. Visa promover a saúde do homem no seu local de trabalho: oficinas e feiras das regiões administrativas. Além da prevenção do câncer de próstata, há também rastreamento para doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além de doenças transmissíveis, como HIV e sífilis”, destaca a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos.

Nas primeiras horas, 150 homens já haviam sido atendidos. Para o funcionário de uma das oficinas, Jaime dos Santos, facilita o acesso que os serviços de saúde pública levados até o local de trabalho dele. “Tenho 52 anos e nunca fiz exame de próstata. Hoje aproveitei e fiz testes de HIV, hepatite, PSA, glicemia e pressão”, comemora.

De acordo com o gerente da Unidade Básica de Saúde 2 do Guará II, Paulo Azevedo, responsável local pela ação, além da coleta dos exames, a atividade mostra aos homens a importância de fazer este tipo de acompanhamento, além dos preventivos. “Por isso escolhemos locais onde há mais circulação de homens, para alcançarmos o maior número de pessoas”, destaca Paulo, acrescentando que, na próxima terça-feira (19), o atendimento será feito no Riacho Fundo I.

| Foto: Secretaria de Saúde / Divulgação

O pintor de automóveis Elielton Teixeira, 49 anos, tentou fazer os exames preventivos em outras oportunidades, mas nunca havia conseguido. Principalmente devido à falta de tempo. “Com eles aqui, a gente perde umas horinhas de trabalho, mas vale a pena, porque é atendido rapidinho”, relata.

Itinerante

Além das atividades desta terça-feira (12), a Saúde fez ações de prevenção na última terça-feira (5), na Feira do Guará. Nos dois dias foram atendidos 400 homens, realizados 575 testes rápidos e 196 coletas de PSA – a sigla denomina um dos exames para detecção de câncer de próstata.

Houve, ainda, verificação de pressão arterial em 282 pessoas, além de verificação de glicemia em 282 homens. Foram entregues 160 kits odontológicos e feitos 50 cortes de cabelo.

“No primeiro dia foi detectado um caso positivo de hepatite C, e 10% tinham hipoglicemia ou hipertensão. Os resultados dos exames de PSA levam cinco dias para sair e o paciente deve ir buscá-lo na unidade. Mas, caso não apareçam, a gente faz busca ativa”, explica Azevedo.

Na próxima terça-feira (19), a tenda será montada no Setor de Oficinas do Riacho Fundo I. O horário de atendimento será das 7h30 às 11h. Haverá consultas médicas, palestras, aferição de pressão arterial e glicemia e testes rápidos de hepatite e HIV, além de exames de sangue para detectar precocemente câncer de próstata.

Fonte: Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here