A chave do sucesso é se expressar bem, com qualidade e clareza. Nunca a palavra, a postura, o sorriso e a comunicação do corpo fizeram tanta diferença na busca pelo voto. Na era da comunicação, os políticos de um modo geral são obrigados a se capacitarem, e acima de tudo, se comunicarem cada vez melhor para não perderem votos.
Hoje, vivemos na era da informação e do conhecimento. E esse conhecimento tem que ser comunicado, em todos os sentidos. E para os políticos, se torna ainda mais importante.
Comunicação pessoal
Se um político tem recurso e outro também, o que fará a diferença será o produto político, é a persona política, que é um produto dentro do marketing político eleitoral. Uma vez eleito será um produto dentro do marketing político governamental. Mas a essência desse produto que pensa, que fala, que se comporta de alguma forma, essa essência é a comunicação. Por isso que ela é bastante importante.
Preparação
O político tem que se preparar como um produto real, verdadeiro e se preparar como um produto que pensa e que fala. Para isto temos o marketing político pessoal ou marketing pessoal do político. Essa preparação requer uma técnica, que deve ser trabalhada, não da noite para o dia, na realidade, como ponto inicial, depois maturada, para a partir daí se obter um resultado positivo.
Sucesso profissional
O sucesso profissional deve vir de dois pilares, a competência técnica e a competência interpessoal. Os melhores profissionais são aqueles que aliam a competência técnica, mas que tem ainda a capacidade de atender bem as pessoas, se relacionar com elas. Essa é a regra. Junto a isso, o cara tem que ter vontade de chegar lá. Ele tem que ter foco, planejamento, ter ação.
Um líder político que se prepara, pretende melhorar a si mesmo como pessoa, mas também tem que ter a preocupação de se comunicar melhor com a sociedade. Hoje a sociedade tem um contato maior com a comunicação e assim, tendo uma boa relação, ela lá na frente retorna com votos.
Por Sandro Gianelli