Educação de Jovens e Adultos: como fazer uma busca ativa eficaz


Foto: MEC/Divulgação

No próximo dia 3 de setembro, gestores municipais e estaduais vão compartilhar experiências bem-sucedidas para aumentar matrículas de jovens e adultos na educação básica

O Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizarão, no dia 3 de setembro, um encontro para compartilhar e debater experiências de busca ativa a fim de aumentar as matrículas na educação de jovens e adultos (EJA), protagonizadas por redes municipais e estaduais de ensino, escolas públicas e institutos federais . As ações têm contribuído para a ampliação das matrículas da EJA e serão partilhadas no evento como exemplos de boas práticas que podem inspirar outras redes de ensino.

Para participar, os interessados devem faze r sua inscrição na plataforma da Undime . O encontro acontecerá de forma remota, das 15h às 17h, no canal do MEC no YouTube e no Conviva Educação .

Campanha – Até o dia 6 de setembro, a Pasta promove um a chamada pública para a EJA, uma das estratégias previstas no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos . O objetivo é estimular a volta aos estudos dessa parcela da população que precisou abandoná-los ou que não frequentou a escola.

A Undime é parceira do MEC na campanha e o evento contará com relatos de experiências desenvolvidas nas cinco regiões do País. Jessé Dantas, chefe de departamento da EJA na rede estadual do Acre, falará sobre a divulgação do programa Pé – de – Meia, poupança criada para fomentar a permanência escolar. Essa estratégia estimula os jovens a matricularem-se no ensino médio da EJA.

Outra experiência apresentada será a realização de eventos culturais para divulgar a modalidade entre seus potenciais estudantes, como demonstrará Adria Maciel, coordenadora de EJA da rede municipal de Campina Grande (PB). Já Josiane Luana da Silva, secretária municipal adjunta de Educação de Ribas do Rio Pardo (MS), evidenciará a potência das ações intersetoriais, a partir do trabalho colaborativo com a secretaria municipal de assistência social.

No mesmo sentido, a professora Ivanir Ribeiro, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), destacará a parceria com os Centros de Referência da Assistência Social ( Cras ) na busca por estudantes para os cursos técnicos da EJA. Por fim, Adriana Faria, diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, partilhará a experiência de procurar os estudantes nos arquivos da escola, com a finalidade de estimular o retorno daqueles que deixaram a unidade de ensino sem concluir o ensino fundamental.

A mediação do encontro será feita por Mariângela Graciano, coordenadora-geral de EJA da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão ( Secadi ).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here