Da redação
As obras de pavimentação no Itapoã, na região administrativa do Distrito Federal, já mudaram a rotina dos moradores de cinco quadras da cidade, com um investimento de aproximadamente R$ 27 milhões. Além do asfalto, os trabalhos incluem drenagem e construção de calçadas, o que deve melhorar a mobilidade e evitar alagamentos durante a temporada de chuvas. Quadras como a 378 e 379 já receberam o asfalto, e a 202, 203 e 318 estão em processo de pavimentação.
Valdilene Guedes, moradora da quadra 378, celebrou a nova infraestrutura e a transformação no seu dia a dia. “No fim da tarde, tem criança andando aqui de patins, de patinete… Eu tenho um bebezinho de quatro meses e foi tão bom poder ir ao posto de saúde com ele no carrinho, porque antes a gente não podia”, relatou a terapeuta. Para ela, algo simples, como a brincadeira da amarelinha pintada no chão, era inimaginável sem asfalto. “É muita felicidade. Parece ser simples para as pessoas que já têm, mas, para nós que não tínhamos, era algo que faltava muito”, completou.
O administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões, destacou os múltiplos benefícios das obras. Segundo ele, além de eliminar problemas como lama e poeira, a infraestrutura traz melhorias à saúde dos moradores e ao meio ambiente, prevenindo erosões e alagamentos. “Para a população, vai melhorar muito em vários aspectos. Desde reduzir o risco de enchente até uma melhora na qualidade da saúde da pessoa. Também vai melhorar para o meio ambiente, já que nós não teremos mais aquela erosão. É uma obra que, para muitos, é só um asfalto, mas, para a população, realmente é qualidade de vida”, explicou.
O coordenador do Polo Leste do programa GDF Presente, Júnior Carvalho, destacou a prioridade do governo na mobilidade urbana. Ele relembrou outras obras importantes, como a duplicação da DF-250 e a inauguração do viaduto entre Paranoá e Itapoã, que fazem parte do esforço contínuo para melhorar a qualidade de vida no Itapoã. “A cidade foi agraciada com essas obras, e as quadras que estão sendo asfaltadas agora representam a realização de uma antiga reivindicação da comunidade”, ressaltou.
Além das quadras, o governo também tem investido em outras áreas, como a construção de retornos na DF-250 para atender os moradores dos condomínios Novo Horizonte e Mansões Entre Lagos, e a inauguração de uma nova rodoviária. A ampliação de serviços, como a futura Feira Permanente e melhorias nas estradas do núcleo rural, mostram que o governo continua investindo para atender as demandas dos 65 mil moradores do Itapoã.