
Da redação
Magistrados do Distrito Federal conhecem iniciativas educacionais e estrutura de atendimento aos custodiados
Desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) realizaram uma visita às unidades do Complexo Penitenciário da Papuda, acompanhados por autoridades da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape/DF). O objetivo foi verificar as condições do sistema prisional e conhecer iniciativas de ressocialização.
Durante a visita, o secretário Wenderson Teles apresentou dados atualizados sobre o sistema prisional. Em seguida, os magistrados foram guiados pelo coordenador do Sistema Prisional, João Victor da Anunciação, à Penitenciária I do Distrito Federal (PDF I). Na unidade, o Dr. David Lima, médico da saúde prisional, detalhou os atendimentos médicos realizados aos custodiados. Os visitantes também conheceram o Núcleo de Ensino (Nuem) e oficinas de costura e panificação, que promovem a reintegração social por meio da capacitação profissional.
A comitiva também visitou a Penitenciária IV do Distrito Federal, que abriga detentos em regime fechado e visa reduzir a superlotação nas penitenciárias I e II. Além disso, a unidade é referência em atividades educacionais. No Centro de Internamento e Reeducação (CIR), os magistrados observaram atividades de estudo e cursos profissionalizantes destinados aos internos do regime semiaberto.
Participaram da visita o vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, e outros membros do tribunal, incluindo a juíza Leila Cury, titular da Vara de Execução Penal. A visita destacou a importância de iniciativas voltadas à educação e capacitação profissional no processo de ressocialização.