CLDF comemora gratuidade do transporte público no DF aos domingos e feriados

Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Da redação

Medida do GDF amplia acesso a serviços e lazer para a população

A partir de *1º de março, o transporte público do Distrito Federal será gratuito aos **domingos e feriados. A iniciativa, anunciada pelo governador *Ibaneis Rocha, inclui ônibus convencionais, BRT, micro-ônibus do sistema “Zebrinha” e o metrô.

A decisão foi celebrada pelos deputados distritais, que destacaram o impacto positivo da medida. “Essa medida é um grande passo para promover a inclusão social e facilitar o acesso da população aos serviços e lazer no DF”, afirmou o presidente da *Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), *Wellington Luiz (MDB).

Passo para tarifa zero definitiva

O vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT), destacou que a medida pode ser um teste para uma gratuidade permanente. “A experiência do Passe Livre Estudantil já mostrou como a gratuidade amplia o acesso à educação e reduz desigualdades. Agora, com a isenção de tarifas aos domingos e feriados, fica ainda mais evidente que podemos e devemos avançar para uma tarifa zero definitiva”, afirmou.

Já o deputado Max Maciel (Psol) enfatizou a necessidade de melhorias no transporte público, como reforço na estrutura do metrô e auditoria no sistema. O líder do governo na CLDF, Hermeto (MDB), ressaltou o impacto social da iniciativa. “O trabalhador mais humilde, que quer visitar um parente ou ir ao Zoológico, agora poderá fazer isso sem custo”, disse.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) divulgará em breve as regras para o acesso gratuito e ajustes na frota para atender ao aumento da demanda.